Uma viagem no tempo pelas ruelas labirínticas de Toledo
Toledo tem mais de dois mil anos de história e foi capital de vários reinos, como o Reino Visigodo, o Reino de Castilla e também foi a primeira capital do Império Espanhol. Conhecer seus caminhos, edifícios e praças com certeza nos permite realizar uma viagem no tempo. É como se uma magia muito antiga nos atraísse para caminhar sem rumo pelas estreitas ruelas. E se tem algo que me traz uma mistura de sensações simultaneamente – um aperto no peito, sorrisos, emoção e nostalgia – é pensar na beleza e no encantamento que guardam essas estreitas ruelas de antigas cidades, como Toledo. Quantos mistérios e segredos estão ali a nossa espera para serem descobertos? Que histórias estão inscritas nas ranhuras dos antigos edifícios?
Cervantes uma vez descreveu Toledo como a “glória da Espanha”. É emocionante pensar que nessa cidade da comunidade de Castilla-La Mancha caminharam os famosos personagens do escritor, Dom Quixote e Sancho Pança. Toledo é considerada também “a cidade das três culturas”, pois cristãos, muçulmanos e judeus conviveram em harmonia durante séculos, resultando em uma mistura cultural que é possível observar na própria arquitetura da cidade. A imponente Catedral Primada de Toledo, de origem visigoda e também com grande valor artístico e cultural, é uma joia medieval e merece uma visita.
Outro grande tesouro que uma ida à cidade proporciona é a possibilidade de apreciar obras do grande pintor renascentista El Greco, que viveu ali por muitos anos. Toledo também é famosa por seu artesanato. Além das facas e espadas, os artesãos preservam el damasquinado, arte aprendida com seus antepassados, na qual incrustam fios de ouro em diversos objetos, como brincos, pulseiras, caixas e figuras como as dos personagens de Cervantes. Para os viajantes, o acesso é muito fácil para chegar à cidade, pois ela fica a 70 km de Madri.
Compartilho a seguir algumas fotografias que produzi na viagem e convido-lhes a conhecer um pouco mais dessa cidade, perdendo-se comigo por essas ruelas mágicas de Toledo.
Gigi, amei o texto, amei as fotos (post especialmente arquitetônico rsrs), amei me perder um pouquinho por essas ruelas com você. Sonhando em me perder em Toledo pessoalmente 🙂
Obrigada, Ca querida!! Acho que por sua influência tenho produzido muitas fotos com um olhar mais arquitetônico. 🙂 Temos que um dia nos perder juntas por essa cidade encantadora!
Amei reviver neste post um pouco da nossa história, viajando pela Espanha. ♥
Foi uma jornada maravilhosa, Mamma! Fico imensamente feliz de a gente ter vivido tudo isso juntas! ♥