Gigi Eco

Gigi Eco, nascida Giovana Montes Celinski, ama aprender e faz muitas coisas ao mesmo tempo – é jornalista, fotógrafa, professora, estudante, rata de biblioteca e musicista por acidente. Aos sete anos ganhou seu primeiro livro e aquele pequeno bater de asas de uma borboleta mudou sua vida para sempre.

Era um dia qualquer e sua mãe lhe disse que podia escolher um livro na livraria. Gigi perguntou o porquê disso e a resposta veio intensa como um céu azul de inverno: “É um presente”. Desde então, ela carrega esse mantra consigo e passou a presentear-se com uma infinidade de livros ao longo dos
anos, ganhando a alcunha de “a louca dos livros”, que ela carrega com muito orgulho.

Gigi acredita que livros são presentes extraordinários: receptáculos de histórias que nos possibilitam viver infinitas vidas no tempo e no espaço. Por isso, decidiu dedicar sua vida a contar histórias, seja por texto, fotografia, poesia, em suas aulas de jornalismo ou nas canções que arranha
no piano.

Tem formação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Letras com habilitação em Inglês/Português pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Também é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. 

Gigi é Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Em sua tese de doutorado, investigou como velhas histórias e narrativas clássicas migram para novos formatos nos tempos de hoje. Atualmente trabalha como professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal) na cidade de Ponta Grossa (BR).

Gigi é também membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais e a escritora oficial dos cartões de Natal da família. Atualmente trabalha no seu primeiro livro de poesias. É viciada em chás e ama viajar. Um dia vai realizar sua volta ao mundo em 80 dias.