Ca Amatti

Ca Amatti, no passaporte, Camila Montes Celinski, é arquiteta-restauradora e viajante. Sendo bisneta de imigrantes, tomou coragem para fazer o caminho de volta e viver a experiência de morar em outro país.

A paixão pelas viagens mais longas e pela arquitetura do passado provavelmente despertou quando tinha 17 anos e foi sozinha para a Itália conhecer a terra dos seus antepassados. Desde então, o amor pelas raízes, essa sensação de saudades do futuro e o encanto pelos vestígios do tempo no mundo só aumentou.

Ca é amiga das artes. Já foi violinista na Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. Participou de exposições em Curitiba e Varsóvia, mostrando suas gravuras em metal e litografias. Foi fundadora do Clube de Leitura Máfia entre Livros, junto com Gigi Eco. Para Ca, a arte é uma forma de resistir ou construir no tempo, como se as fotografias, as palavras e as músicas fossem pistas para a memória, como um mapa da nossa história para aqueles que virão depois de nós.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, é especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Histórico-Arquitetônicos pela Pontífica Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Concluiu também o curso de pós- graduação Miasto i Metropolia – jak działać w przestrzeni publicznej (Cidade e Metrópole – como intervir no espaço público) na Escola de Belas Artes de Varsóvia (Szkoła Sztuk Pięknych – ASP).

Ca é apaixonada pelos edifícios antigos e acredita que o mundo é o grande museu a céu aberto onde eles estão guardados. Para apreciá-los, basta percorrer esse mundão afora! Atualmente, Ca reside em Varsóvia, onde trabalha como arquiteta, protegendo velhos palácios e monumentos dos efeitos devastadores do tempo e do esquecimento.