Muitos viajantes costumam conhecer um local a partir de seus pontos turísticos, ou por meio de visitas ao patrimônio histórico, realizando atividades culturais e gastronômicas ou tendo como foco a compra de souvenires e outros bens materiais. Entretanto, existe uma rota que não é tão explorada e que nos proporciona um olhar profundo sobre a cidade que estamos visitando, sua cultura e hábitos cotidianos da população: o percurso pelas livrarias locais. Nada melhor do que conhecer uma cidade por meio desses lugares que guardam tantas histórias, que nos permitem viajar pelo tempo e pelo espaço.
“Eu sempre imaginei que o paraíso seria um tipo de biblioteca”, disse Jorge Luis Borges. Nós concordamos com o escritor argentino e poderíamos acrescentar que sempre consideramos também as livrarias como uma espécie de paraíso. Esses lugares mágicos são os guardiões de infinitas histórias que estimulam nossa criatividade e nos possibilitam expandir nossas visões sobre o mundo. As livrarias são espaços bastante antigos. Bertrand, a primeira do mundo, abriu suas portas em 1732 e ainda se encontra em funcionamento na rua Garrett, no Chiado, bairro boêmio de Lisboa.
Muito se tem discutido atualmente sobre os grandes vilões que ameaçam esses lugares mágicos, como o comércio de leitores digitais e a concorrência do e-commerce. Entretanto, apesar do fechamento de grandes redes livreiras pelo mundo, os pequenos estabelecimentos têm se destacado e crescido por sua curadoria diferenciada de títulos e pelo oferecimento de atividades culturais diversificadas que proporcionam uma imersão dos leitores no mundo da Arte, com exibição de filmes, degustação de vinhos, cardápio de lanches e café, debates culturais, entre outras.
Que tal conhecer alguns desses lugares encantadores ? Compartilhamos a seguir um mapa de livrarias europeias que encantam por sua autenticidade. Buscamos fugir dos locais mais famosos, dando destaque para pequenos estabelecimentos que revelam as peculiaridades do cotidiano. Visitar esses lugares te fará conhecer cada uma dessas cidades a partir de um novo olhar, além de possibilitar interagir com os locais e de encontrar pequenos tesouros escondidos nas prateleiras desses lugares mágicos. Você é nosso convidado para realizar essa viagem por charmosas livrarias do mundo!
PRIMEIRA PARADA: Livraria Altaïr (Barcelona, Espanha)
É a maior livraria especializada em viagens da Europa. Aqui você pode conhecer o mundo inteiro em poucos metros quadrados. A livraria Altaïr tem um sistema muito prático para você encontrar os livro de seu interesse. As seções estão organizadas por continentes: Américas, Ásia, Europa, África e Oceania. Assim fica fácil de você encontrar guias de viagem ou relatos de viajantes do país de seu interesse. A livraria é toda decorada com globos terrestres e mapas, além de oferecer uma seção com lindas cadernetas para quem está procurando um diário para sua futura viagem. No subsolo há um charmoso café, que é um ponto de encontro delicioso para leitores e viajantes.
Endereço: Gran Via de les Corts Catalanes, 616, 08007
Horário de funcionamento: segunda à sábado, das 10 h às 20 h 30 min
SEGUNDA PARADA: Fonte de Letras (Évora, Portugal)
Localizada na charmosa cidade portuguesa de Évora, Patrimônio Mundial da Humanidade, Fonte de Letras é uma livraria generalista. Entretanto, esse espaço mágico oferece muito mais do que os títulos lançados recentemente. Ali você irá encontrará livros de poesia, infantis, de literatura portuguesa além de raras edições e livros de pequenas editoras. A livraria tem também um charmoso espaço onde você pode beber o Drink do Poeta, o café orgânico Balzac ou o chá Earl Grey Virginia Woolf. Todas essas bebidas literárias podem ser acompanhadas pelo cookie Jane Austen ring. Escolha sua bebida acompanhada desses biscoitos deliciosos, pegue um livro ao acaso e deixe seu celular no modo silencioso. A vida é uma aventura. Esteja presente, curta esse momento!
Endereço: Rua Vasco da Gama, 8
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 10 h às 19 h; sábados, das 10 h às 18 h
TERCEIRA PARADA: La Librería (Madri, Espanha)
Saindo da Catedral e caminhando em direção ao Mercado de San Miguel pela Calle Mayor, você irá se surpreender com essa pequena e charmosa livraria que já mostra na fachada a sua especialização: livros de Madri. Você encontrará livros sobre a história da cidade, sua geografia, relatos de viajantes, guias de viagem, mapas atuais e antigos… um verdadeiro paraíso para os apaixonados pela cidade! Mesmo não sendo sobre Madri, encontramos um diário de viagens da cidade de Granada muito lindo, todo feito em aquarela. A gente precisa ter olhos atentos para achar essas preciosidades!
Endereço: Calle Mayor, 80, 28013
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 10 h às 14 h e das 17 h às 20 h; sábado, das 11 h às 14 h
Vocês também têm o hábito de conhecer livrarias em suas viagens? Compartilhem com a gente dicas de livrarias imperdíveis para se visitar nesse mundo afora!