Sobre o colapso nervoso de Fitzgerald

Falaram para o escritor em crise:
“Ouça! O mundo só existe através dos seus olhos… Da concepção que você faz dele. Você pode torná-lo grande ou pequeno, do tamanho que quiser. E você está tentando ser uma pessoinha insignificante. Deus do céu, se um dia eu tiver um colapso, vou tentar fazer o mundo ir junto comigo. Ouça! O mundo só existe através de como você o vê, e por isso é muito melhor dizer que não foi você que sofreu o colapso… foi o Grand Canyon.”
do texto ‘O colapso nervoso’ (1936), do livro ‘Pileques’
by F. Scott Fitzgerald
Por que nos identificamos com alguns escritores, independente do momento da vida em que nos encontramos? Parece que eles sempre têm algo a nos dizer. Já outros…. Abominamos por estarem tão distantes de nossas vidas… Quem sabe é empatia literária. Esse termo existe? 
Share:
Written by Gigi Eco
Gigi Eco ama aprender e faz muitas coisas ao mesmo tempo - é jornalista, fotógrafa, professora, rata de biblioteca e musicista por acidente. Ama viajar e é viciada em chás. É a escritora oficial dos cartões de Natal da família. É Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e atualmente trabalha no seu primeiro livro de poesias.