Natal no hemisfério norte
Sei que estou meio atrasada para falar sobre o Natal, mas como ainda não chegou o dia dos Reis Magos, e eu não desarrumei o pinheirinho, queria compartilhar com vocês como foi celebrar o Natal na Polônia, onde esse é considerado o feriado mais especial de todo o ano. Passei a véspera e o dia do Natal com a família de uma amiga polonesa, a Karolina. Nós nos conhecemos porque a Karolina mora com outra brasileira aqui em Varsóvia e ela queria aprender português. Então ela me ensina polonês e eu ensino português. É bem bacana!
A família dela mora no campo, a pouco menos de uma hora de trem de Varsóvia. É um cenário bem tranquilo e acolhedor. Os poloneses chamam o dia 24 de Wigilia, nesse dia é feito jejum e a ceia inicia quando aparece a primeira estrela no céu. Como nessa época anoitece cedo, não é preciso esperar tanto. E como o céu estava nebuloso, bastou escurecer para começar!
Antes da ceia, é repartido o opłatek. O opłatek é um pãozinho, muito parecido com a hóstia, que é repartido entre todos. Cada um recebe um pedaço e deve trocar um pedacinho do seu opłatek com todos os outros. Essa é uma tradição linda que minha família de origem polonesa faz no Brasil. Quando você troca o opłatek com uma pessoa significa que todas as mágoas e ressentimentos que possam existir são esquecidos e você deseja também tudo de bom para o outro.
Embaixo da toalha de mesa é colocado um pouco de feno para lembrar que o menino Jesus, que é Rei, nasceu em uma manjedoura. É tradição também arrumar na mesa um lugar a mais que o número de convidados. Esse é o lugar do “visitante desconhecido” e significa que se alguém bater pedindo abrigo, terá um lugar para cear com a família.
Na Polônia é sempre tradicional servir uma sopa antes dos outros pratos. Na noite da Wigilia tivemos barszcz z uszkami (sopa de beterraba com orelhas – massinhas recheadas). Tivemos também várias opções de peixe (porque não se come carne no dia 24), pierogi, salada, pães, defumados. Outra tradição é que deve haver pelo menos 12 pratos na mesa, e todos devem comer um pouquinho de cada um, para ter sorte e prosperidade nos 12 meses do ano. Acho que tinha mais que 12 pratos… e ainda havia tortas, bombons e docinhos de sobremesa. E, claro, sempre muita wodka!
Depois da ceia, foi a hora do Mikołaj entregar os presentes. Foi muito divertido porque minha amiga foi o Mikołaj e o bom velhinho trouxe até uma wodka polonesa para mim!! Após a ceia é também tradicional cantar kolędy. As kolędy são canções tradicionais natalinas polonesas. A verdade é que também fui convidada a cantar algumas canções de Natal brasileiras, mas aí eu desafinei um pouquinho… ahahah
E então aguardamos para ir na Pasterka. A Pasterka é a missa especial de Natal à meia-noite. Fomos em uma igreja pequena, de madeira, muito bonita – estava absolutamente lotada! E foi bem emocionante. Havia vários pinheiros de Natal enfeitados na igreja e um lindo presépio. É verdade que nessa hora senti ainda mais saudades de toda a minha família no Brasil, porque é um momento em que ficamos a sós e lembrei de cada um que me é querido e que estava longe.
No dia 25, também almocei com a família da Karolina. Assim como na ceia, tudo estava delicioso. Agradeço muito pelo carinho com que me receberam. Mas, ainda assim, faltava um elemento para o tradicional Natal na Polônia – a neve! Apesar do frio, nem um floquinho até então. Foi só no fim da noite, já de volta em Varsóvia, que ela chegou. E foi assim que terminou esse Natal encantado, permeado de saudades em terras polonesas.
Desejo a vocês leitores, um maravilhoso Ano Novo, repleto de novas histórias incríveis para viver.
Que lindo post, Ca! Me emocionei bastante com as tradições polonesas. A tia Regina falou que quando ela era criança e morava lá em Prudentópolis, o Natal era bem desse jeito. Os poloneses carregam suas tradições para todos os lugares que vão… Sempre. Estou com muitas saudades de você também!!!
Gigi, estou morrendo de saudades querida!! As tradições são bem lindas, hoje conheci mais uma, a dos Reis Magos. Na missa você recebe um giz e também incenso para queimar. Peguei para vocês também. Beijos! <3