Je t’aime, Paris!

Paris é tão, tão, tão inspiradora. E é uma cidade para todos os gostos – para quem ama arte, moda, cultura, gastronomia, esporte, literatura… Para quem está apaixonado, para quem quer se apaixonar, para quem busca solidão, para quem busca passar um tempo com os amigos… Eu poderia continuar por horas com essa lista, hahah! Essa cidade me atrai com uma força avassaladora e, como ainda não tive oportunidade de ir para lá, sempre adquiro o que posso para viajar para a cidade pelo menos em pensamento: livros, imagens, filmes, música… É minha pequena parafernália parisiense.
Como disse o escritor Rainer Maria Rilke em seus escritos de juventude: “Estou em Paris; aqueles que ouvem isso se alegram, a maioria me inveja. Eles têm razão. é uma grande cidade, grande, repleta de tentações singulares. Quanto a mim, tenho de admitir que, sob certos aspectos, sucumbi a elas”. (Rainer Maria Rilke, Os cadernos de Malte Laurids Brigge)
E esse post é para contar um pouquinho do último livro que li: Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo, das autoras Sophie Mas, Audrey Diwan, Caroline de Maigret e Anne Berest. As quatro parisienses, que se conhecem desde a infância, compartilham o que pensam sobre o modo de ser da mulher francesa em várias questões: cultura, moda, estilo, homens, relacionamentos, trabalho…
De cara o livro já chama a atenção pela capa: um design limpo, com poucas cores (preto e branco, apenas com um detalhe em dourado) e uma fonte estilosa no título. Mas o melhor ainda está no conteúdo – formado por diversos textos sobre humor, beleza, cultura, amor… E as palavras são tão honestas. Esse foi um dos pontos que mais me chamou a atenção: a sinceridade das autoras em relatar seus sentimentos, falar de romance, apontar defeitos e fazer piadas dos próprios comportamentos, assumindo um lado um pouquinho esnobe e um tanto imprevisível. Junto com as lindas imagens, Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo faz o leitor mergulhar no cotidiano dessas mulheres e querer morar em Paris também, só para marcar um encontro em um café, dar uma volta na roda gigante, apreciar um macaron com sabor de rosas, curtir uma tarde em um banco vazio no parque…
O livro está dividido em cinco capítulos:
1) Grandes princípios
2) Reconheça seus maus hábitos
3) Cuide da aparência
4) Ouse amar
5) Conselhos parisienses
Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo deixa aquele gostinho “de quero mais”, você termina o livro e dá vontade de ler tudo de novo. E como é uma compilação de vários escritos (tem conselhos, receitas, curiosidades), a leitura é bastante leve, perfeita para as férias!
E se vocês querem curtir mais Paris, fica a dica de um filme que eu adoro:
Meia Noite em Paris, dirigido por Woody Allen. Vocês já viram? Um escritor viaja para Paris com a noiva e os sogros. Ele precisa terminar seu livro e não tem coragem de mostrar o manuscrito original para ninguém… O escritor Gil Pendler começa a caminhar pela cidade e descobre que em Paris tudo pode acontecer!
PS: Mas se você ainda não viu filme, NÃO LEIA A RESENHA, porque contém SPOILERS!
Share:
Written by Gigi Eco
Gigi Eco ama aprender e faz muitas coisas ao mesmo tempo - é jornalista, fotógrafa, professora, rata de biblioteca e musicista por acidente. Ama viajar e é viciada em chás. É a escritora oficial dos cartões de Natal da família. É Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e atualmente trabalha no seu primeiro livro de poesias.