Expedição ao Fim do Mundo – Diário de bordo

Bariloche e seus encantos: a cidade argentina dos contos de fadas

Comienza la aventura.
A Expedição ao Fim do Mundo teve início para mim no dia 03 de janeiro de 2020. Logo cedo saí de São Paulo e cheguei à Buenos Aires no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Comprei um livro da Mafalda para praticar o espanhol e me distrair até o horário de meu próximo voo. Observei os aviões pousarem e decolarem. Sempre é mágico o movimento dos aeroportos. Esse contínuo vai e vem de pessoas indo para algum lugar. Seguindo seus caminhos. Elas estão ali de passagem porque não existe nenhuma outra opção além de abraçarem suas jornadas. Incansavelmente. Eu também segui o fluxo e embarquei para Bariloche, onde minha família me esperava para seguirmos rumo ao Ushuaia, o ponto mais extremo do continente americano.

A cidade de San Carlos de Bariloche, conhecida simplesmente por Bariloche, tem uma ótima estrutura para turistas e oferece atrativos durante o ano todo. As opções são variadas: atividades na neve para os apaixonados por esportes de inverno, passeios pelas praias e pelos lagos que rodeiam a cidade, deliciosa gastronomia e um centro histórico charmoso e agitado. Localizada na Província de Río Negro, Bariloche tem uma aura surreal de sonho, pois está junto à Cordilheira dos Andes e é rodeada por lagos.

Foi intensa a chegada no final da tarde. Jantamos em um restaurante típico, o Jauja Restaurante y Parrilla. O bife de chorizo estava maravilhoso! A cidade é bem charmosa. Já na vinda do aeroporto para o centro pudemos contemplar as lindas paisagens de lagos e montanhas da região, que mais pareciam pinturas de vilarejos da Suíça nas quais o artista se esqueceu de colocar moldura. Naquele dia, já percebemos que a natureza muito teria a nos ensinar durante a viagem. Dormimos satisfeitos e felizes com nosso reencontro familiar. No dia seguinte, aproveitamos para explorar a cidade e a região.

Dia 10 – 04/01/2020

Bariloche

Que dia intenso! Passeamos por Bariloche e contemplamos o cenário avassalador dos lagos e montanhas que rodeiam a cidade. Admiramos a magia dos Andes e de seus picos nevados. Suspiramos ao contemplar cada lago e sua intensidade azul. O maior deles, Nahuel Huapi, é impressionante em extensão. Parece um espelho, com suas águas cristalinas. De origem glaciar, o lago Nahuel Huapi tem uma superfície de 557 km2. Fizemos um trecho do Circuito Chico, rota de 65 km, que margeia o lado sul do lago. Foi uma ótima oportunidade para admirar as belezas da região. Valeu a pena! Recomendamos separar um tempo da viagem para realizar o circuito e aproveitar para curtir esse cenário tão extraordinário que rodeia a cidade.

Nesse dia, estávamos leves e sorridentes. Preenchidas pela beleza do mundo. A gente transpirava toda essa imensidão que nos invadiu nos passeios do dia. Expirávamos e um pouco de infinito azul escapava de dentro de nós. Já não sabíamos diferenciar mais o que está dentro e fora de nós. Talvez porque não haja diferença. Tudo é energia do cosmos.

Passeio em família nos arredores de Bariloche

Ainda durante o dia, aproveitamos a luminosidade e realizamos um passeio pela Villa La Angostura, uma pequena cidade que fica na margem do lago Nahuel Huapi. Cheio de charme, o lugar fica a aproximadamente 80 quilômetros de Bariloche. Prepare-se para passeios por bosques, montanhas e lagos de água cristalina. Reserve um tempo para admirar as rosas gigantes e de cores intensas. As lojinhas e cafés também são uma boa opção para fazer uma parada de descanso.

Antes de voltarmos para a cidade, aproveitamos para conhecer o Cerro Campanário. Foi outra experiência emocionante contemplar a beleza da região lá do alto. Parecia uma paisagem de sonho. Com os lagos e montanhas ao nosso redor, a grandiosidade do mundo estava aos nossos pés. Como somos pequenos! Sorri. Suspirei. Agradeci. Que momento extraordinário!

Do alto do Cerro Campanário, admiramos as paisagens de tirar o fôlego de Bariloche e região

Terminamos o dia no centro agitado de Bariloche. Passeamos pelas lojinhas charmosas. Comprei chás. Visitamos a Catedral Nuestra Señora Nahuel Huapi, de estilo neogótico. Impressionei-me com a construção, com muros de pedra branca, belos vitrais e um campanário impressionante de 69 metros de altura. Inaugurada em 1946 e projetada por Alejandro Bustillo, é o principal templo católico da cidade. O lugar em que a Catedral está localizada também é arrepiante. Imaginem que loucura existir uma catedral de pedra à beira de um lago que parece um oceano! É uma comunhão entre a força da civilização humana e a grandiosidade da natureza.

Vale a pena se demorar no local e admirar a beleza da arquitetura da Catedral, assim como a delicadeza das rosas ao redor do templo

Depois de todo esse agito por Bariloche, é hora de descansar para as aventuras que nos aguardam na estrada rumo ao Fim do Mundo. Seguimos para o Chile, percorrendo a impressionante Carretera Austral. A Ca vai nos contar mais sobre esse trecho da viagem. Não perca a próxima parte da nossa jornada, onde vamos conhecer juntos a mítica Ruta 40 e admirar picos nevados, lagos de água cristalina, os mágicos Andes e as flores coloridas na beira da estrada!

A seguir deixamos alguns links e informações úteis para quem deseja visitar os lugares pelos quais passamos:

Jauja Restaurante y Parrilla

Aberta todos os dias, das 10h às 13h e das 17h às 21h

Share:
Written by Gigi Eco
Gigi Eco ama aprender e faz muitas coisas ao mesmo tempo - é jornalista, fotógrafa, professora, rata de biblioteca e musicista por acidente. Ama viajar e é viciada em chás. É a escritora oficial dos cartões de Natal da família. É Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e atualmente trabalha no seu primeiro livro de poesias.