Clube de Leitura convida para novo ciclo: Conexão Brasil-Polônia

É com a coletânea de poemas Para o meu coração num domingo, da ganhadora do prêmio Nobel de Literatura Wisława Szymborska, que o Clube de Leitura do Viajante inicia em agosto seu novo ciclo de leituras dedicado à literatura polonesa. Quem nos acompanha há mais tempo sabe o quanto somos apaixonadas por livros e por clubes de leitura. Esse já é o quarto ciclo promovido pelo clube, que em setembro completa dois anos! O grupo tem como objetivo incentivar a leitura e aproximar leitores, assim como promover espaços para o livre debate de ideias. Nesse novo projeto, a proposta foi selecionar obras da literatura polonesa contemporânea que permitissem a aproximação a uma cultura e a um universo tão caros a tantos descendentes. A escolha dessa temática neste momento é também uma forma de homenagear e celebrar os 150 anos da imigração polonesa no Paraná.

A curadoria abrange obras de caráter bastante heterogêneo: poesia, romance, contos, filosofia e ficção científica. O objetivo por trás dessa escolha é apresentar a literatura polonesa por meio de diferentes vozes, linguagens e pontos de vista. Cada livro foi cuidadosamente selecionado para, em conjunto, apresentar ao leitor uma visão multifacetada. São obras que, independentemente do gênero literário, revelam aspectos da sociedade contemporânea e possibilitam a reflexão sobre o mundo ao nosso redor. Elas falam de uma cultura específica, mas são ao mesmo tempo universais.

Faz parte desse ciclo de leitura coletiva a obra Lojas de canela de autoria de Bruno Schulz, uma curiosa coletânea de contos que falam de uma realidade fantástica e ao mesmo tempo cotidiana. Outra obra selecionada foi o romance Sobre os ossos dos mortos, escrito por Olga Tokarczuk. A autora foi premiada com o Nobel de Literatura em 2018. Nessa arrepiante e subversiva narrativa de suspense, a autora discute temas relevantes, como a injustiça e o direito dos animais.

Durante o ciclo os leitores irão também mergulhar no pensamento de Bauman, um dos filósofos mais influentes dos últimos tempos, com a leitura da sua obra Modernidade líquida. Esse é um livro essencial para refletir sobre os novos tempos de tecnologia e o seu impacto sobre as relações humanas. O ciclo conta ainda com o clássico da ficção científica Solaris, de Stanisław Lem. Essa é sua obra mais conhecida, que teve inúmeras adaptações para cinema, rádio e televisão. O livro apresenta a tentativa de comunicação de uma equipe de cientistas com uma entidade alienígena.

O ciclo será encerrado com um autor paranaense, mas com um coração tão polaco que justifica a sua participação – o poeta Paulo Leminski e a sua obra Toda poesia. A escolha dessa obra é bastante representativa, já que o próprio Leminski era descendente de poloneses. A leitura de sua poesia se mostra como uma ponte entre os dois países, diminuindo fronteiras. Nos poemas dessa coletânea, o autor se equilibra entre as formas da poesia concreta e o lirismo intenso e coloquial num estilo genuíno e inovador.

Como faço para participar do Clube?

O Clube de Leitura do Viajante já conta com uma comunidade digital de mais de 700 leitores de diversos estados do Brasil e também de outros países, como Alemanha e Polônia. As atividades do grupo funcionam virtualmente, via Facebook e Google Meet. No grupo do Facebook os participantes compartilham impressões de leitura e postamos conteúdos exclusivos sobre o universo literário e o livro do mês vigente. Os leitores interessados podem participar do Clube de Leitura do Viajante, por meio do link: https://www.facebook.com/groups/272537707364219. No Google Meet acontecem os encontros mensais ao vivo, que são realizados no último sábado do mês, às 16h (horário brasileiro), via web conferência. É uma oportunidade de aproximar leitores, interagir e compartilhar experiências de leitura. O grupo Clube de Leitura do Viajante no Facebook sempre divulga as informações de acesso ao evento.

Calendário do Clube

Quer participar? Seguem as próximas obras e datas dos encontros mensais do Clube de Leitura do Viajante:

AGOSTO – Encontro: 28/08/2021
Livro: Para o meu coração num domingo, de Wisława Szymborska

SETEMBRO – Encontro: 25/09/2021
Livro: Lojas de canela, de Bruno Schulz

OUTUBRO – Encontro: 06/11/2021
Livro: Sobre os ossos dos mortos, de Olga Tokarczuk

NOVEMBRO – Encontro: 04/12/2021
Livro: Modernidade líquida, de Zygmunt Bauman

DEZEMBRO/JANEIRO – Encontro: 29/01/2022
Livro: Solaris, de Stanisław Lem

FEVEREIRO – Encontro: 26/02/2022
Livro: Toda poesia, de Paulo Leminski

Share:
Written by Ca Amatti & Gigi Eco
Nós somos irmãs. Melhores amigas. Companheiras malucas de aventuras. Temos uma paixão alucinada por arte, música, cultura, cinema, fotografia... e por tudo aquilo que nos permite viajar pelo mundo e pelo universo que existe dentro da gente. Acreditamos no poder incrível que surge dos vínculos que estabelecemos ao longo da vida com nossos amigos e família. Amamos o velho: tudo aquilo onde o tempo deixou seus rastros. Onde tem passado, tem história. E onde há história, existe vida. Experiência. Beleza. Amor. Histórias movem o mundo e, por isso, temos uma ânsia descontrolada por criar, por resgatar a memória e deixar nossas marcas no tempo.