Vai-e-vem, bem-vindo 2026!
A vida se constrói nos ciclos. Tempos de movimento e de pausa. É oceano em sua imensidão. Em suas marés baixas e altas, tempestades e tempos de calmaria, seguimos a abrir nossos caminhos guiadas pelo coração. Há mais de quatro anos nos recolhemos para nossos processos e a vida que corria no mundo offline, viajantes. Tanto aconteceu! Mudamos de cidade, casamos, fizemos uma transição profissional, viramos mães em um cenário ainda pandêmico… A vida nos pedia presença e, em meio a esse turbilhão, a gente precisou deixar alguns projetos queridos de lado, outros em pausa. O Longe Daqui, Aqui Mesmo foi um deles.
Em meio a todos esses acontecimentos, nossas reflexões no Clube de Leitura do Viajante sobre tecnologia, privacidade, redes sociais e seus usos nos fizeram questionar: Como retornar a esse espaço que tanto amamos, essa comunidade querida de viajantes que construímos ao longo dos anos? Após um cenário pandêmico, como voltar a viajar quando estávamos no olho do furacão? Como experimentar e compartilhar vivências, quando nossas jornadas nos surpreendem enquanto conhecemos nossas novas versões? A gente precisou refletir sobre essas questões para entender como retornar ao mundo digital.
Mesmo que muitos interesses e prioridades tenham mudado em nossas vidas, a nossa essência permanece. Os valores que estruturam o Longe Daqui, Aqui Mesmo nos conectam mesmo a um oceano de distância. Buscamos viver a vida como alguém que percebe e congela os instantes de beleza cotidianos. É na experiência e no compartilhamento das nossas histórias que a vida ganha um novo nível de significado.
E o que esperar dessa nova fase do blog? Continuaremos a publicar nossos relatos de viagem, crônicas e poemas sobre o cotidiano. Vamos continuar a falar sobre arte, literatura e tudo o que nos comove no mundo. Também retomaremos as atividades do nosso amado Clube de Leitura do Viajante (aguardem informações do próximo ciclo já no início de janeiro!). Todo esse conteúdo será atravessado pelo que somos hoje: mães, irmãs, filhas… e tantos outros papéis que assumimos ao longo da vida. O Longe Daqui, Aqui Mesmo nunca foi um blog só sobre viagens, mas sim sobre olhar o mundo com olhos apaixonados, buscar a beleza, o sensível e o desacelerar da vida cotidiana. Esse é um espaço sobre conexão genuína e encontro de pessoas que valorizam o mesmo que nós: leveza, raízes, pertencimento.
Vem com a gente nessa aventura? Mergulhamos em 2026 animadas com essa retomada. Que nesse novo ciclo nós possamos voltar nossa atenção para todas as coisas realmente importantes em nossas vidas. Que elas façam parte da essência de nossas novas versões. Que possamos cuidar da saúde. Que sejamos intencionais sobre o uso do nosso tempo. Que estejamos bem e presentes para as experiências ordinárias e extraordinárias que a vida nos apresente. Que a gente abrace o ócio. Aceite o tédio. Que possamos parar e observar o sol passando pelas folhas das árvores, ouvir o som da água correndo ou do vento mudando de direção. Que possamos simplesmente parar e observar as primeiras estrelas surgirem no céu em um fim de dia comum. Talvez uma criança lhe diga: “Tem um gatinho escondido ali no sorriso da lua”. Que o Ano Novo seja sobre sensibilidade, escuta e presença.
Desejamos um 2026 incrível para vocês, viajantes!
Leave a Comment