Asas do Desejo

Você já viu Cidade dos Anjos? E que tal ver o filme que inspirou essa produção norte-americana, o alemão Asas do Desejo (Wings of desire), dirigido por Win Wenders? A produção franco-alemã é de 1987 e o título original do filme em alemão (Der Himmel über Berlin) significa o céu sobre Berlim. Antes dessa experiência cinematográfica, conhecia Win Wenders por sua exposição de fotografias no Masp em 2010. O que tinha me impressionado na época era a poesia presente na imagem. Asas do desejo me impressionou pelo mesmo motivo. É a poesia presente no cinema.

O filme emociona por sua beleza.
A beleza do cotidiano que se esconde dos nossos olhos apressados. 

Asas do desejo apresenta os anjos Damiel e Cassiel, que vagam pelas ruas de uma Berlim devastada pela guerra (como Win Wenders filmou na própria cidade, é possível ver o real Muro de Berlim na época!). Os anjos escutam pensamentos, inspiram artistas e cuidam das almas que sofrem.

Sabem o que é mais lindo? Como os anjos se impressionam com as pequenas sutilezas da vida humana. Um contador de histórias. O gosto do café. O frio… e como o ato de esfregar as mãos rapidamente para esquentá-las é delicioso. Os sorrisos e marotices das crianças. A história. A história única e irremediável de cada ser humano. Os pequenos e grande momentos que fazem de cada história uma Grande história.

Os anjos acompanham séculos e séculos da história do homem, sem preocuparem-se com o Tempo. A eternidade transforma-os em telespectadores. Apenas acompanham. Apenas velam as almas humanas. Damiel repensa sua condição divina ao admirar os pequenos detalhes do cotidiano. O anjo vê condição humana com olhos brilhantes, praticamente infantis. É como se ele falasse: “Cada dia na Terra é como uma folha em branco. Todas as possibilidades se abrem diante de nossos olhos. Há poesia em cada cena. Em cada momento”.

Win Wenders nos mostra que é preciso maravilhar-se com a poesia da vida.

Confira o trailer:



PS: O filme também conta com a participação de Nick Cave and the Bad Seeds, o que dá uma boa ideia do cenário musical na década de 1980.

PS2: Em 1993 Win Wenders lançou a continuação de Asas do Desejo: Tão Longe, Tão Perto (In weiter Ferne, so nah!). Assim que eu assistir, comento aqui no blog!

Share:
Written by Gigi Eco
Gigi Eco ama aprender e faz muitas coisas ao mesmo tempo - é jornalista, fotógrafa, professora, rata de biblioteca e musicista por acidente. Ama viajar e é viciada em chás. É a escritora oficial dos cartões de Natal da família. É Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e atualmente trabalha no seu primeiro livro de poesias.