Ano Novo: sobre percorrer distâncias e seguir as trilhas menos conhecidas

O Ano Novo se aproxima e não podemos deixar de agradecer por esse ciclo que termina. A gente já pressentia que 2019 seria grandioso, mas foi muito mais extraordinário do que todos os planos e sonhos que tivemos. Esse foi um ano de caminhada. Intensa. Libertadora. Percorremos grandes trajetos de nossas jornadas. Foi um ciclo de muitas viagens distantes e próximas, explorando as belezas do nosso país e da cidade e região em que vivemos.

Se a gente for sintetizar em uma frase o que foi 2019 para nós, podemos dizer que foi um ano sobre grandes distâncias percorridas. Entre passado e presente. Entre sonho e realidade. Entre quem a gente é e quem vamos nos tornar. A vida é essa transformação deliciosa que precisamos abraçar. Por isso, decidimos aproveitar com toda a intensidade todas as viagens pelo mundo, pelo cotidiano, pela imaginação e pelo nosso próprio universo. A jornada da vida é maravilhosa nessa sua complexidade meio que incompreensível (a gente que vive buscando um sentido para o caos). Nesse ano, aprendemos que é preciso respirar fundo e aceitar que a beleza do caminho se faz na incerteza. No mistério. Na coragem de seguir adiante em meio ao desconhecido.

Nesses longos percursos realizados, as viagens mais extraordinárias não foram destinos que a gente possa localizar nos mapas. Os momentos mais maravilhosos foram quando caminhos se cruzaram. Foram nossos encontros com outros peregrinos no meio da jornada. Foram aqueles instantes em que, num grupo de amigos, compartilhávamos o que tínhamos de mais precioso: nossas histórias. Aquelas que vivemos. Imaginamos. Sonhamos. O mundo é feito de histórias e nós somos extremamente gratas por vocês compartilharem com a gente as suas, por acompanharem esse cantinho de histórias e memórias que é o Longe Daqui, Aqui Mesmo.

Se há algo que aprendemos com 2019, é que as coisas acontecem quando você se permite viver e abraçar todas as oportunidades que a vida tem a oferecer. Às vezes nos prendemos a tantas ideias e sonhos desgastados, que nos impedem de sentir a vida em sua plenitude. Não estamos falando de abandonar tudo o que é antigo, o que é mais nosso, nossa essência. Mas chega uma hora que é preciso caminhar com coragem em direção aos nossos maiores sonhos, assumindo fragilidades, aceitando cicatrizes. Nada vai sair exatamente como planejamos, mas sempre muito melhor, se aceitarmos as surpresas que a vida nos oferece com serenidade e resiliência. Se estivermos de coração aberto para desbravar as trilhas menos percorridas.

Queridos viajantes, 2020 será épico! Estamos ansiosas por iniciar mais um ciclo de novas histórias. Que o Ano Novo venha com novos caminhos para desbravarmos, novas aventuras deliciosas, novos encontros e reencontros memoráveis, pois o maravilhoso da vida é isso: as pessoas que conhecemos, as experiências que vivemos e as conexões e amor que surgem desses instantes compartilhados. Desejamos a vocês um 2020 com tudo o que há de melhor: amor, aventuras, leveza para enfrentar os desafios, coragem para desbravar o desconhecido, intensidade para aproveitar cada instante.

Com carinho,

Gigi Eco e Ca Amatti

Share:
Written by Gigi Eco
Gigi Eco ama aprender e faz muitas coisas ao mesmo tempo - é jornalista, fotógrafa, professora, rata de biblioteca e musicista por acidente. Ama viajar e é viciada em chás. É a escritora oficial dos cartões de Natal da família. É Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e atualmente trabalha no seu primeiro livro de poesias.