The Lizzie Bennet Diaries
O Diário Secreto de Lizzie Bennet, de Bernie Su e Kate Rorick, surgiu da série da web The Lizzie Bennet Diaries. O livro é o diário de Lizzie Bennet, aluna de pós-graduação que estuda comunicação de massa nas novas mídias. Ao propor para sua orientadora um projeto de tese no qual filmaria reflexões de sua própria vida semanalmente, Lizzie não tem noção da proporção e do grande número de visualizações que seus vídeos vão apresentar no Youtube.
Acompanhada de sua melhor amiga e editora de seus vídeos, Charlotte Lu, Lizzie nos apresenta sua família: a mãe, desesperada por casar todas as filhas, as irmãs Jane e Lydia, o pai, amigos e conhecidos, como os ricos e charmosos Bing Lee e William Darcy, forasteiros que chegam à cidade.
O livro é como um Behind the scenes dos vídeos da série: você acompanha os bastidores das filmagens, tem acesso segredos e confissões que não aparecem nos episódios.
Assisti a série ano passado. É um adaptação moderna muito divertida (e bem-feita) do clássico Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Como fã da escritora, adorei observar como os famosos personagens surgiam adaptados no mundo em que vivemos hoje. A iniciativa transmídia é da Pemberley Digital, site (e empresa de William Darcy na série) em que você encontra não apenas a série The Lizzie Bennet Diaries, mas também as adaptações de Emma (romance também de autoria de Jane Austen. Essa série é muito boa. Recomendo!), Sanditon (uma das novelas inacabadas de Jane Austen) e Frankenstein (clássico criado por Mary Shelley).
A iniciativa de apresentar adaptações de clássicos da literatura em um projeto transmídia é incrível! Além dos vídeos, você acompanha a série no twitter, no tumblr e no facebook dos personagens. No caso de The Lizzie Bennet Diaries, a adaptação também originou um livro. Como hoje estamos praticamente 24 horas por dia conectados, acompanhando todas as notícias e novidades nos dispositivos eletrônicos disponíveis, nada mais genial do que histórias clássicas adaptadas para essa realidade, na qual podemos conhecer a trama e os personagens em diversas camadas.
Não vou mentir para vocês… eu comecei a leitura empolgada, mas desanimei já na metade do livro. Achei os vídeos da série muito mais interessantes. Talvez se você ler o livro, enquanto vê os episódios cronologicamente, seja mais divertido! Abaixo segue o vídeo do primeiro episódio da série: