Palavras Vivas
Ontem terminei a leitura de um livro que ganhei de Natal: Apaixonada por palavras, da Paula Pimenta. Foi o primeiro livro que li da autora. O pensamento da Martha Medeiros que postei ontem é do início desse livro!
Apaixonada por palavras reúne crônicas que a Paula escreveu no período de 2000-2009. São textos bastante doces, singelos, românticos. A autora fala do seu cotidiano: da viagem que fez para a Argentina, da (in)segurança e violência no Brasil, de meninos, beijos e amores, da perda de sua cachorrinha, da produção de seu primeiro livro…
É impossível não se identificar com as situações e sentimentos que a Paula relata. Quando ela fala da morte da sua cachorrinha, por exemplo, lá estava eu lembrando do Napoleão, meu imperador peludinho que faleceu em 2012.
As crônicas são leves. Intensas. Apaixonadas.
Com a crônica Ani-versário, a autora me conquistou de vez! Vejam só um trechinho:
“Tenho um amigo poeta que hoje me falou: “Versário: lugar onde se guardam os versos”. Achei lindo. Juntando a poesia dele com o significado de “ani” – do latim annus (ano) -, ani-versário seria então o lugar onde todos os anos guardamos nossos versos”…
Crônica é tipo de texto que se escreve em prosa, mas as da Paula Pimenta são pura poesia.
É uma leitura para as férias, para relaxar da rotina, para ler em casa, na praia, no ônibus… Apaixonada por palavras é um livro para quem ama palavras e ama a vida – paixões que autora nos mostra em cada texto da obra.