Aqui na Polônia não é diferente. Com frequência me perguntam se não é muito frio para mim, pois sendo brasileira, acreditam que estou acostumada às altas temperaturas tropicais. É verdade que o frio muda a nossa rotina e restringe bastante a quantidade de tempo que passamos ao ar livre. Mas é um prazer chegar em casa ou no trabalho e estar absolutamente quentinho. Sem precisar pegar camadas e camadas de roupa e cobertor para se aquecer, como a gente costuma fazer durante o inverno no sul do Brasil.
O que incomoda mais, na minha opinião, é o fato de que os dias se tornam realmente curtos. Às 7:00 da manhã ainda está um pouco escuro e depois das 15:30 já é noite! E então a gente percebe o quanto o sol faz falta em nossas vidas. Novembro costuma ser um mês úmido, tenebroso e cinza, mas todo esse sentimento de reclusão e desânimo se esvanece com a chegada da neve. É como se toda aquela paisagem um pouco desolada das árvores que perderam as folhas no outono se iluminasse. É meu quarto inverno aqui, mas ainda fico encantada com a neve como da primeira vez. A forma suave e silenciosa como ela chega. Quando cai a primeira neve do inverno ainda saio para tentar pegar os flocos. Os poloneses, que já viveram muitos invernos e já viram muita neve, nem sempre ficam com tanto entusiasmo assim. Eles já pensam nas botas sujas e na neve que precisa ser limpa nas calçadas.
Em dezembro a cidade começa a se preparar as festas de fim de ano, as ruas são decoradas com luzinhas. Em Varsóvia é montada na praça principal da cidade velha uma pista de patinação de gelo. Surgem as feirinhas de Natal, onde é possível encontrar quentão, linguiça, além de produtos típicos e artesanais. E então, por mais que a temperatura esteja negativa, a cidade se ilumina com uma aura mágica. O inverno é também a estação das tulipas, que surgem em canteiros e nos quiosques de flores, trazendo cores vibrantes à paisagem branca.
A todos os nossos leitores, envio um abraço quentinho e aconchegante diretamente do inverno polonês!
Não vejo a hora de ver a neve e me encantar com o frio polonês! E te dar um abraço quentinho!
Eu também, mamã! Não vejo a hora de vocês chegarem, vai ser uma experiência muito mágica <3 Tomara que esteja bem branquinho 😀
Cami to prawda, że wraz z opadami śniegu znika zniechęcenie zimną i wietrzną pogodą. Jest w tym chyba trochę magii…. Pamiętam jak byłam dzieckiem, tak bardzo czekałam na śnieg. Wychodziłam wieczorem z domu i patrzyłam w niebo czy już pada. Ten biały puch sprawia, że świat wygląda radośniej. I wszyscy wtedy jesteśmy trochę jak dzieci. Mam nadzieję że Boże Narodzenie będzie pięknie oprawione w śnieg i mróz:):)
Trochę magii pewnie w tym jest 😀 Również mam wielką nadzieję, że będzie śnieg na Święta. To jest właśnie urok tego okresu tutaj. Wydaje mi się, że im zimno na zewnątrz, tym bardziej atmosfera w domu jest przytulna i pełna marzeń 😀