Che cosa vuol dire ‘effimero’?
Vuol dire ‘che è minacciato di scomparire in un tempo breve’.
Exupèry
O Pequeno Príncipe pensa na sua flor. Eu penso no meu imperador peludinho que se foi ano passado. Penso na minha família e em todas as pessoas que amo e que guardo no peito.
É a vida que corre diante dos olhos. Que não espera e não congela.
Flui. Como um grande rio.
No fim, todos somos jardineiros de um jardim.
Todos temos flores que precisamos regar diariamente.
E nessa vida maluca, não vamos esquecer do homem de negócios que possuía as estrelas, apenas porque as viu primeiro. Do vaidoso que achava ser admirado por todos. Do rei que era dono de tudo, mas não possuía nenhum súdito. Do bêbado que bebia de vergonha, porque bebia. Do geógrafo que conhecia a vida apenas pelos seus livros imensos. Do homem do lampião, que nunca podia descansar porque seu planeta completava um giro em um minuto.
E o que o Pequeno Príncipe achava de tudo isso? Os homens grandes são estranhos, bizarros e extraordinários. E todos esses personagens que ele encontra em sua viagem se assemelham em sua loucura – estão todos sozinhos.
E o Pequeno Príncipe pensa que poderia ver 1440 vezes o pôr-do-sol no planeta do homem do lampião. Ele pensa em sua flor. Sozinha, com quatros espinhos para se defender do mundo. Ele pensa na efemeridade da vida e em como os homens grandes complicam as coisas.
Gigi, que lindo, que profundo…
Sempre que eu lei o piccolo principe me emociono.
Sempre vemos coisas tão lindas e verdadeiras lá.
Mas ele fala disso tudo como quem não quisesse dizer,
de forma poética, bela, simples.
A presto cara, ci vediamo sta sera!!!
Ecco, Cami! Da tempo non leggevo Il Piccolo Principe… Dessa vez foi mais dolorido… Tão poético, tão verdadeiro e ao mesmo tempo tão triste… Terminei e fui olhar para o céu, como sugere o aviador. E fica a pergunta no ar: será que o carneiro comeu a rosa do Pequeno Príncipe?