Com amor, Van Gogh – sobre como observar as cores da noite

Não é sempre que eu saio do cinema com aquela sensação poderosa de me sentir mais ampla, mais sábia e mais cheia de amor pela vida. Há alguns meses atrás tive a encantadora surpresa de assistir a um filme incomum – Com amor, Van Gogh, sobre a vida do famoso pintor holandês, em especial sobre os acontecimentos que precederam a morte do artista.

A sensação inicial é incrivelmente bela, mas não deixa de causar um certo estranhamento. É como se mergulhássemos nas pinturas tão conhecidas, que subitamente ganham vida e movimento diante de nossos olhos. Acho que antes de tudo, esse filme é uma obra de amor. Amor por um artista que, apesar de ter recebido muito pouco reconhecimento durante sua vida, tem inspirado gerações de artistas pelo mundo afora.

Os diretores brincam que descobriram o jeito mais demorado da história do cinema para fazer um filme. Na página oficial, Dorota Kobiela, uma das idealizadoras do projeto conta como a idéia surgiu a partir dos estudos sobre a técnica de pintura e a correspondência entre Vincent e seu irmão Theodoro, Theo, num momento de crise. Foram recrutados mais de cem pintores especialistas em pintura a óleo para pintarem quadro a quadro as cenas do filme num total de cerca de 65.000 quadros!

O resultado é único, é como se cada pincelada vibrasse, cintilasse. Leva-nos a imaginar como Vincent via o mundo, como se vestíssemos por um instante as lentes que ele usava para enxergar a natureza. Ao mesmo tempo, nos aproxima do ser humano por trás do mito, que sofreu de uma série de distúrbios mentais e que teve uma série de fracassos pessoais em aspectos importantes da vida naquela época.

Mas, apesar de todas essas fatalidades, por que a história de Vincent é tão fascinante? Van Gogh começou a pintar apenas aos 27 anos, tarde se comparado a outros artistas. Aos 37 anos faleceu. Num período de apenas 10 anos, pintou excessivamente, numa média de quatro quadros por semana. Durante sua vida vendeu apenas uma obra, sendo que hoje 4 de seus quadros estão entre os 30 mais caros do mundo. Foi em 1888, após um colapso nervoso, que internado pintou aqueles que seriam considerados os seus melhores trabalhos, entre eles a Noite Estrelada.

Noite estrelada, 1889.
Starry night, 1889.
by https://commons.wikimedia.org

E o que nos aproxima de forma tão forte em suas obras? A ponto de astrônomos verem nas imagens do telescópio Hubble semelhanças com a noite estrelada retratada por Vincent, ou de físicos e matemáticos encontrarem nas suas obras o padrão de turbulência da Dinâmica dos Fluídos! Acho que o relato do escritor Alain de Botton ao percorrer a “trilha Van Gogh” em Provença, em seu livro A arte de viajar, nos ajuda a entender esse encanto que sentimos pelos quadros de Van Gogh.

O autor relata como certas obras do pintor o ajudaram a perceber, por exemplo, os ciprestes e as oliveiras, que talvez, se não tivessem sido retratados por ele com tamanha intensidade, seriam até hoje bem menos valorizados nas paisagens provençais. É como se o pintor direcionasse o olhar do observador para um detalhe importante da paisagem, porém corriqueiro, que correria o risco de ser visto apenas de forma apressada, sem profundidade. De Botton relata como os ciprestes ganharam uma nova dimensão após o contato com as obras de Van Gogh. O pintor revelou para ele como eles se parecem como uma chama trêmula quando passa o mistral, se observados com atenção.

Campo de trigo com ciprestes, 1889.
Wheatfield with cypresses, 1889.
by https://commons.wikimedia.org

Acredito que esse fenômeno acontece porque Vincent, como artista, selecionou aquilo que à sua volta tinha de mais verdadeiro e mais essencial para nos mostrar em suas obras. Ao pintar, não é como se tirasse uma foto realista da paisagem que estava diante de seus olhos, mas como se extraísse dela e até a distorcesse um pouco para mostrar a sua beleza mais pura e mais densa. Dessa forma, seus quadros abrem nossos olhos e nos ajudam a ver com mais clareza aquilo que está no mundo ao nosso redor. Usando cores contrastantes, ele nos convida a observar com mais cuidado as tonalidades do dia e ainda com mais atenção as cores da noite. Suas obras nos ajudam a encontrar essas cores no mundo e, se já as encontramos, a termos uma experiência de maior intensidade.

Se você se interessou pelo filme, seguem aqui alguns links interessantes:
trailer do filme
página oficial do filme
vídeo da BBC sobre o processo de produção do filme

E, se você já assistiu, não deixe de nos contar as suas impressões! Estamos curiosas para saber.

Autorretrato, 1887.
Self-portrait, 1887.
by https://vangoghmuseum.nl

 

Loving Vincent – about observing the colors of the night

It is not often that I leave the cinema with that powerful sensation of feeling broader, wiser e full of love for live. A few months ago I had the lovely surprise of watching an uncommon film – Loving Vincent, about the life of the famous Dutch painter, especially about the events that preceded his death.

The first impression is incredibly beautiful, but it does cause a certain strangeness. It is as if we immerse ourselves in the well-known paintings that suddenly come alive, moving before our eyes. I believe first of all that this movie is a work of love. Love for an artist who, despite having received very little recognition during his lifetime, has inspired generations of artists around the world.

The film directors joke that they discovered the longest way of making a film in the history of the cinema. On the official website, Dorota Kobiela, one of the creators of the project, tells how the idea came from studies on the Van Gogh’s painting technique and his correspondence with his brother Theodoro in a moment of personal crisis. More than 100 painters expert in oil painting were recruited to paint the scenes of the film in a total of about 65.000 paintings!

The result is unique. Each brush stroke vibrates and twinkles. It leads us to image how Vincent used to see the world, as if we were wearing for an instant the lenses with wich he used to see nature. At the same time, it brings us closer to the human being behind the myth, who suffered from a series of mental disorders and who had a series of personal failures in importante aspects of life at that time.

But despite all these fatalities, why is Vincent’s story so fascinating? Van Gogh started painting only at the age of 27, late if compared to other artists. At the age of 37 he passed away. Over a period of only 10 years, he painted excessively, averaging four paintings per week. During his life he managed to sell only one work. Today four of his paintings are among the 30 most expensive in the world. It was in 1888, after a nervous breakdown, that he painted those that would be considered his best works, among them Starry night.

Campos de trigo sob nuvens de tempestade, 1890.
Wheatfiels under thunderclouds, 1890.
by https://vangoghmuseum.nl


And what connects us so strongly with his works? To the point that astronomers see in the images of the Hubble telescope similarities to the starry night portrayed by Vincent, or physicists and mathematicians find in his works the pattern of turbulence of the Fluid Dynamics! I think one of the stories told by Alain de Botton in the book Art of travel, in which he narrates his experience in the “Van Gogh’s trail” in Provence, helps us to understand this amazement we feel before Van Gogh’s paintings.

The author describes how certain works of the painter helped him to perceive, for example, cypresses and olive trees, which, if not had been portrayed by him with such intensity, would be probably far less valued in the Provence’s landscapes. It is as if the painter directed the observer’s eyes to an essential detail of the landscape, though this very detail is ordinarily known as a commonplace and most probably would be seen only in a hurried way, without any depth. De Botton tells how the cypresses gained a new dimension after the contact with Van Gogh’s works. The painter revealed to him how they look like a flickering flame when the wind blows, once you take a careful look.

I believe that this happens because Vincent, as an artist, selected in the world around him the truest and the most essencial to show us in his works. Painting to him is not like taking a realistic picture of the landscape before his eyes, but extracting from it and even distorting it a little to show its purest beauty. His paintings open our eyes and help us to see more clearly what is in the world around us. Using contrasting colours, Vincent invites us to observe more carefully the colours of the day and even more carefully the colours of the night. His works help us to find these colours in the world and, in case we already see them, they help us to have a more intense and deep experience.

If you want to know more about the movie, here are some interesting links:
– movie trailer
official movie website
BBC video on the film’s production process

And if you’ve already seen please tell us your impressions! We are excited to know.

 
Share:
Written by Ca Amatti
Ca Amatti é arquiteta restauradora, apaixonada pelos edifícios antigos, por viagens e artes gráficas. Tem saudades do futuro, mas ama os vestígios do tempo no mundo. Atualmente reside em Varsóvia, protegendo velhos palácios e monumentos dos efeitos devastadores do tempo e do esquecimento.